Que conceitos deve entender acerca do DNN

Acabou de herdar um site DNN… e agora?

Se está a ler este artigo e é aquela pessoa que não sabe como começar, ou se é alguém que já tenha lido antes sobre este assunto, está no lugar certo.

No início deste artigo, serão cobertos alguns conceitos-chave, assim como, alguns passos a tomar quando não está realmente familiarizado com o DNN, após ter herdado um site DNN.

Se acabou de herdar um site DNN, este artigo será útil, para inicialmente compreender alguns conceitos antes de avançar proativamente para qualquer ação.

Base na tecnologia Microsoft

O DNN tem como base a tecnologia Microsoft, que é um aplicativo da Web que funciona no servidor Windows, servidor SQL e utiliza IIS. Se quiser saber quais são os ambientes suportados, pode encontrá-los numa lista na página Install. Desça até à parte inferior da página e verá os ambientes suportados como mostra na imagem abaixo.

Arquitectura Modular

O DNN é arquitetado de forma modular. Esta natureza modular dá-lhe uma capacidade de “plug&play” com os módulos DNN. Se não está familiarizado com a terminologia DNN, pense num módulo de DNN como uma aplicação para um iPhone. Pode estender a funcionalidade na plataforma, adicionando os módulos que escolher. Os módulos do exemplo poderiam ser um módulo de um blog, módulo de uma galeria de fotos, módulo de um formulário, mas existem muitos mais.

A imagem abaixo dá-lhe uma representação virtual dos módulos numa página


Gestão de Conteúdos “In-Context”

O DNN também opera sob um princípio referenciado como gestão de conteúdos “in-context”. Isto significa que quando quiser atualizar ou editar conteúdos no DNN não irá para qualquer área de “conteúdos administrativos”, em vez disso irá exatamente para o local onde reside o conteúdo, editando-o diretamente em linha, na página. Não terá de sair da página para atualizar o conteúdo. Esta é uma abordagem mais intuitiva, que permite que os editores dos conteúdos vejam instantaneamente as atualizações ou alterações que realizaram. Se vier de um contexto não arquitetado, tal como o Wordpress, então terá uma ideia diferente acerca disto e irá para locais diferentes, para fazer as atualizações pretendidas. Com o DNN, o processo de edição será diferente mas também mais intuitivo!

A imagem abaixo mostra uma edição "in-context" de um módulo em html


Código Aberto

O DNN é um projeto de código aberto. “Código Aberto” significa que está disponível para qualquer pessoa descarregar e modificar. Existe uma grande comunidade de programadores e projetistas que contribuem com o seu código para o projeto, tornando-o melhor, para continuamente adicionarem funcionalidades e fazerem ajustes na plataforma. Existem múltiplas edições no DNN.

A Plataforma DNN, é a solução gratuita do código aberto e está na base de todas as outras edições do DNN. Existem também edições pagas chamadas como as edições “Evoq”, nomeadamente, Evoq content, Evoq Social e Evoq Suite. Não sabe que edição utilizar? Daremos já de seguida uma explicação.

Recursos de ajuda On-line

A natureza do código aberto do DNN presta-se para que haja um grande número de recursos úteis para o projeto, via on-line. Na seguinte lista de links sobre os recursos, pode encontrar toda a informação útil.

Coisas para realmente fazer – Itens de Ação

Em relação aos itens de ação, foram mandados e-mails para vários programadores do DNN, integradores e administradores do site, pedindo-lhes para darem uma visão sobre algumas das coisas que fariam se tivessem acabado de herdar um site DNN. Assim a lista abaixo é fruto da perspetiva de um administrador do site, que não está numa ordem específica, e vem de uma diversidade de perspetivas. Não é uma lista exaustiva, mas é um bom ponto de começo e esperamos que lhe seja útil. Também nos pareceu lógico agrupar vários desses itens em categorias, por isso tentámos agrupá-las de uma forma razoável.

Segurança – Saber quem tem nível Administrativo e nível Host

Quando primeiramente herda as permissões do site DNN, um bom passo a considerar é realizar uma auditoria de segurança acerca do seu site. O DNN tem dois elevados tipos de utilizadores no sistema, os utilizadores de nível administrativo e os utilizadores de nível host. Os utilizadores de nível administrativo possuem sites específicos e os utilizadores de nível host são super usuários, que podem aceder a todos os sites dentro da plataforma DNN. Uma vez que estes usuários têm privilégios elevados dentro do seu site, provavelmente é importante saber quem são. Alguns dos membros da comunidade DNN, nomeadamente os usuários de nível host e de nível administrativo, foram contactados como medida de precaução, quando sugeriram a alteração de palavras–passe.

Uma vez que está ciente de quem são os utilizadores de nível administrativo e de nível host, provavelmente vai querer investigar e estudar as outras funções de segurança definidas no site. Isto irá dar-lhe um entendimento de como os utilizadores são agrupados ou organizados dentro do seu site. Poderá também olhar para as permissões dos módulos e das páginas, assegurando-se que permissões estão definidas corretamente.

Onde pode encontrar os utilizadores de nível Administrativo e de nível Host, medidas de segurança, permissões de Página/Módulo? No vídeo abaixo


Descubra qual a versão e edição do DNN está a utilizar

É também importante saber qual a versão edição do DNN que está a utilizar. Qual é a diferença entre a versão e edição? Como previamente mencionado existem algumas edições… a gratuita Plataforma DNN, depois a edição paga Evoq. A versão é um número que se refere à versão de software que está a utilizar. Quando este artigo foi escrito, a versão 7. 3. 4. do DNN era a versão mais atual. Se achar que a sua versão não é uma versão atual, pode não estar a aproveitar todo o poder do DNN, assim como, os seus últimos recursos e funcionalidades. Se a sua versão for antiga o seu site poderá não estar tão seguro e/ou a ser executado devidamente. Por fim, se pretende trazer ao seu site a mais recente versão, irá aproveitar o que há de melhor e mais recente no que o DNN tem para lhe oferecer.

Optimizar o desempenho do seu site

É sempre bom validar o desempenho do seu site e investigar a forma como as configurações do site estão relacionadas com o seu desempenho. Pode definitivamente querer que o seu site seja considerado “leve” para que os utilizadores tenham a melhor experiência no seu site. No entanto, como é que se vai investigar sobre o seu desempenho? O melhor lugar para começar é verificar o Guia das melhores práticas DNN de Mitchel Sellers.

Examinar os Módulos de terceiros

Como analisámos anteriormente, o DNN está construído de uma forma modular, que o torna extremamente extensível. O DNN vem com vários módulos fora da caixa, mas ainda mais módulos podem ser instalados em DNN. Estes módulos podem ser desenvolvidos de forma personalizada, sendo extraídos gratuitamente do Forge, ou comprados na loja DNN.

Esta extensibilidade é realmente potente, mas sempre que este código (que não foi desenvolvido por si) estiver instalado no seu site, necessita de estar familiarizado com o seu programador ou fornecedor. Tendo este conhecimento desses módulos desenvolvidos ou dos módulos de terceiros, é sempre uma grande ajuda, quando chega a hora de atualizar, ou no caso de um erro aliatório num módulo.

Por isso, se você acabou de herdar um site DNN, é uma boa prática ir às extensões instaladas no seu site, ver quais são as que estão em uso. Se encontrar o módulo de terceiros ou módulos desenvolvidos, irá familiarizar-se com o fornecedor destas extensões e assegurar-se de que estão atualizadas. Esta informação vai ser importante para quando enfrentar quaisquer problemas com os módulos ou quando tentar obter a versão mais atual do módulo. Alguns dos membros da Comunidade DNN disseram que removeram todos os módulos que não estão em uso como uma parte do processo de limpeza de quando herdaram um novo site DNN.

Examinar os templates

Tal como examinámos os módulos de terceiros, também é importante examinar os templates instalados no seu site DNN. O template do seu site é o que controla o comportamento e aparência, o esquema de cores, as colunas layout e o potencial responsivo do seu site. O template geralmente não causa muitos problemas, mas pode prejudicar o desempenho do site ou causar erros de JavaScript, se não for codificado adequadamente, ou se as imagens usadas não tiverem boa qualidade. Para saber que tipo de templates estão a ser usados no seu site, deve procurar saber se eles se ajustam aos telemóveis, se têm problemas com antigos e diferentes navegadores, tais como IE8 e IE9, e se for possível, saber quem os criou. Se eles foram criados através de uma skin desenvolvida de modo personalizado, é importante estabelecer contacto com o criador, no caso de necessitar resolver qualquer problema no futuro.

Verifique a sua configuração SMTP

SMTP é o Protocolo de Transferência de Correio Simples e é o que facilita o uso de e-mails. Os sites DNN têm uma definição onde é possível existir ambos os níveis, host e administrativo, para configurar a STMP do seu site. Em geral, o seu site vai necessitar no mínimo, de enviar e-mails para alertas e/ou redefinição de palavras-chave dos usuários. Pode até haver mais situações (dependendo do género do seu site) onde os e-mails precisam de ser enviados e não serão enviados sem um SMTP configurado adequadamente

Para aceder a SMTP em host ou caso navegue para o nível host >Host Settings >SMTP

Nas mais recentes edições do DNN, o SMTP pode ser configurado ao nível do site. Se não tiver um alojamento específico para configurar o SMTP, navegue para Administração> Configurações do site> Configurações avançadas (tab)> Configurações do servidor (painel).

Verifique os seus itens programados

Os sites DNN têm algo conhecido como um programador que contém itens que ocorrem com uma frequência. Por exemplo a pesquisa crawler geralmente é executada em intervalos de poucos minutos. Esta actualização pode ser feita de acordo com a frequência que preferir. A lista de itens programados não representa necessariamente qualquer item que precise de ser alterado, mas deve familiarizar-se com os itens que estão na lista. Alguns itens são executados mais frequentemente do que outros e alguns utilizam mais recursos/tempo para conclusão. Se o seu site não está a funcionar bem, pode dever-se a uma tarefa agendada aqui na lista. Se herdar um site DNN deve em seguida familiarizar-se com os itens programados que estão a ser executados.

Para aceder ao calendário de navegação, navegue até Host > Advanced > Schedule

Conheça a sua base de dados

O seu site DNN armazena os seus dados numa base de dados, de preferência a base do servidor da Microsoft SQL. Deve ter conhecimento acerca da sua base de dados, o seu tamanho atual, saber onde reside a sua base de dados. A base de dados do seu site pode estar potencialmente alojada na sua organização, no serviço de alojamento, ou na nuvem. A fim de ajudá-lo a conhecer onde está a sua base de dados localizada, pode investigar os elementos de conexão no ficheiro web.config (localizada na pasta de raiz do seu site) e pode entrar como utilizador host e aceder a host > Painel de controlo e clicar no separador da base de dados do servidor.



Depois de descobrir o seu site está alojado deve informar-se acerca da frequência do seu processo de cópia de segurança, que nos leva ao próximo item da lista…recuperação de acidentes.

Recuperação de acidentes – garantir um plano de cópia de segurança, criar uma cópia de segurança integral do site e guarda-lo no local onde poderá aceder

Como proprietários do site, temos de estar preparados para o pior. Neste caso, reverter o nosso site para a cópia de segurança anterior, é o pior cenário. No entanto, sem um plano da cópia de segurança adequado, o nosso plano de recuperação de acidentes virtuais, não existe. Pode fazer a cópia de segurança do seu site no intervalo que desejar… a cada hora, dia, semana, etc. A escolha é sua. O mais importante é haver um plano da cópia de segurança colocado no sítio correto. Se a sua base de dados não está hospedada dentro da sua organização, quando fizer a verificação do alojamento, entenderá com que frequência a sua base de dados está a fazer a cópia de segurança.

A cópia de segurança DNN não é apenas acerca da base de dados, também é importante ter uma cópia de segurança dos arquivos e da estrutura das pastas que compõem o seu site DNN. Para ter uma cópia de segurança completa do seu site DNN necessita de fazer a cópia da base de dados e dos ficheiros do seu site. Os ficheiros do seu site estarão alojados num servidor da Web. Mais uma vez, neste caso, pode ser um servidor local, servidor do módulo de terceiros, ou uma nuvem. Pode encontrar mais informações sobre o servidor da Web, acedendo ao host > Dashboard e clicar na etiqueta Servidor da Web.

Como criar uma cópia de segurança

Se o seu site está alojado dentro da sua organização, deve saber como criar a cópia de segurança. Como pode criar a cópia de segurança do seu site DNN? Pode fazê-lo manualmente, seguindo os passos do Mitchel Sellers a partir do seu blog criando a cópia de segurança DNN, ou se não quiser fazê-lo manualmente, poderá optar por adquirir a cópia de segurança Evotiva & restaurar o módulo a partir da loja DNN clicando nele. Independentemente de como vai criar a cópia de segurança, o ponto principal é garantir que tem uma cópia de segurança à qual pode aceder.

Verificar o registo de eventos

O DNN é fornecido com um “Registo de Eventos” que pode aceder a partir da Administração e utilizadores de nível Host. O registo de eventos regista os eventos do DNN, assim como, dos usuários registados, configurações em atualização, erros ocorridos, etc. Se herdou as permissões de um site DNN deve definitivamente verificar o registo de eventos e analisar as causas dos erros registados. Isto irá permitir-lhe um conhecimento sobre potenciais áreas problemáticas que poderão existir no seu site.

Como poderá aceder ao registo de eventos? Basta fazer o login como Administrador ou utilizador Host e posicionar o rato sobre o item menu de administração e nas “Configurações Comuns” clicar no link registo de eventos.

Construir um plano para limpeza e actualização

Se tiver realizado alguns destes passos e descobrir que o seu site DNN não está atualizado segundo a última versão, ou se está a ter problemas em alguma área específica, o próximo passo poderá ser estabelecido como um plano. Para ter mais segurança e uma melhor performance do seu site, necessita da mais recente versão do DNN, assim como as versões mais recentes dos módulos. Aqui pode definitivamente obter informação útil acerca destes passos na lista de locais mencionada acima. Se as suas necessidades são mais urgentes, pode querer chegar a um parceiro DNN ou entrar em contacto com alguns dos fornecedores do nosso ecossistema. Eles têm constantemente projetos como este. Independentemente do caminho que pretende tomar, é sempre uma ajuda ter um plano de como ter o seu site DNN atualizado.

Toda a documentação e criação de uma mudança de registo

Se acabou de herdar um site DNN, espera-se que as pessoas que o cederam, lhe tenham dado toda a documentação e informações sobre o local. Se o fizeram, então está “muito à frente do jogo”, caso contrário, poderá não ser um processo divertido. Por esta razão, também pode ser uma boa ideia documentar o estado em que encontrou o site, assim como todas as mudanças que está a fazer no site e os seus objetivos para ele. Proceder à mudança de registo, para que a sua equipa de organização possa estar a par com o que acontece no site. Também será útil para si no futuro, no caso de precisar de refazer os seus passos, registar aquilo fez para chegar a uma versão atualizada.

Edição básica de conteúdo

Se está a ter dificuldades com o novo site em suas mãos, poderá ter necessidades básicas ou questões como “como crio uma página?”, então deverá definitivamente ver o vídeo da nossa biblioteca, assim como outros vídeos, que lhe serão úteis para estas questões, orientados para os detalhes.

Mantenha-se activo nos canais sociais do DNN, entre outros

Existem variadas comunidades online DNN e eventos anuais, aos quais se poderá conectar e assistir para obter mais recursos de ajuda e conhecer a comunidade DNN. Veja:

Sumário

Se acabou de herdar um site DNN, parabéns e bem-vindo à Comunidade DNN! Esperamos que este post lhe tenha sido útil. Se tiver futuras questões, deve colocá-las na Comunidade de Exchange e/ou nos Fóruns com a certeza que terá uma rápida assistência.

Adaptado de: You’ve Just Inherited a DNN Site… Now What?

PWM is a Hootsuite Partner

Hootsuite Solution Partner

Inscrição na Digital Marketers - Associação de Marketing Digital

Powered by PWM - Power Web Marketing  •  Terms Of Use  •       Home • O DNN • Webdesign • e-Commerce • Módulos DNN • Intranets