História do DotNetNuke (DNN)

Em Janeiro de 2002, a Microsoft Corporation publicou um download chamado IBuySpy Portal (IBS), um de um conjunto de "Kits para iniciantes" (amostra de aplicações), que forneceu o source code completo sob um EULA livre para demonstrar a forma de implementar uma funcionalidade específica sobre a nova plataforma ASP . NET 1,0. Os kits foram funcionais, mas muito simplistas e foram destinados a ajudar programadores no desenvolvimento dos seus próprios projectos.

Em 24 de Dezembro de 2002, Shaun Walker do Perpetual Motion Interactive Systems Inc. disponibilizou uma versão modificada da aplicação original IBS portal. A nova aplicação designou-se IBuySpy Workshop e foi disponibilizada sob uma licença open source BSD para permitir maior liberdade, tanto comercial como não comercial. A disponibilização, que foi postada como um link nos fóruns Microsoft ASP.NET, incluiu uma série de melhorias e inovações sobre o code original do IBS, incluindo a capacidade para suportar diversos portais a partir de uma única instalação, uma característica que se tornou muito popular no mercado de alojamento Web partilhado.
 
Nas semanas seguintes ao lançamento do IBuySpy Workshop, milhares de programadores de todo o mundo fizeram o download do code, deram feedback e criaram as bases para uma comunidade de desenvolvimento activa e leal.
 
Após uma série de lançamentos rápidos, a aplicação foi renomeada DotNetNuke em 28 de Fevereiro de 2003 (nome que foi rapidamente abreviado para DNN pela simplicidade). O nome DotNetNuke foi escolhido para reflectir as aplicações roots na Plataforma .NET (DOTNET), juntamente com o termo "nuke" (devido à sua vasta associação com os sistemas open source de gestão de conteúdos web).
 
Em Setembro de 2006, Shaun Walker formou a DotNetNuke Corporation, uma nova entidade jurídica cujo único foco é o curso da administração e gestão do projecto DotNetNuke. Juntaram-se a Shaun na equipa original de gestão, três membros de longo prazo da comunidade DNN (Scott Willhite, Joe Brinkman e Nik Kalyani) que tinham demonstrado o seu empenho e valor para o projecto ao longo dos últimos 3 anos.
 
Hoje, o DotNetNuke continua a funcionar como o maior e mais bem sucedido projecto de open source na plataforma Microsoft. Ultrapassando os 500.000 utilizadores registados e 5,0 milhões de activos no final de 2007, o projecto está a ganhar rápida aprovação em todos os sectores de negócio, incluindo o mercado doempresarial do médio oriente. Com uma dedicada equipa de gestão, uma comunidade de programadores apaixonados e um próspero ecossistema de vendedores fornecendo produtos add-on e serviços, o projecto DotNetNuke continua a crescer e a criar um manancial de oportunidades.
 
** Uma explicação completa da formação e antecedentes do DotNetNuke - escrita por Shaun Walker - é o foco do capítulo 1 no Wrox Press book, "Professional DotNetNuke 4 - Open Source Web Application Framework for ASP.NET 2.0".
 
** A Perpetual Motion Interactive Systems Inc. é uma corporação privada localizada na Colômbia Britânica, Canadá. Durante o curso da transição para a DotNetNuke Corporation, a Perpetual Motion Interactive Systems Inc. continua a ajudar na gestão profissional da propriedade intelectual para o projecto.

PWM is a Hootsuite Partner

Hootsuite Solution Partner

Inscrição na Digital Marketers - Associação de Marketing Digital

Powered by PWM - Power Web Marketing  •  Terms Of Use  •       Home • O DNN • Webdesign • e-Commerce • Módulos DNN • Intranets